quarta-feira, 1 de julho de 2015

A little about me


Tenho 26 anos, sou natural de Guimarães, apaixonada pelo Porto e há dois anos atrás mudei-me para o Algarve. Nunca foi uma mudança planeada, surgiu como um tropeço no destino que se revelou uma óptima surpresa.

Apelidei o blogue de "The Little Miss Doctor" com alguma ironia porque sou uma (ainda jovem) médica dentista. Ambiciono construir uma carreira sólida nesta área que adoro e me desafia diariamente.

Não pretendo que este seja um espaço dedicado à Medicina Dentária, ainda que de alguma forma esta temática irá estar inevitavelmente presente. Na minha área somos, regra geral, muito focados no trabalho. Acredito que isto acontece principalmente por dois motivos - primeiro, porque somos constantemente desafiados no dia a dia através de pacientes que se apresentam como casos de difícil diagnóstico ou que nos colocam dúvidas quanto à melhor abordagem clínica. Em segundo lugar, somos um mercado muito competitivo, o que nos cria uma necessidade constante de diferenciação. Assim, vemo-nos obrigados a investir em formação, de forma a criarmos competências que nos permitam melhorar como clínicos e "no papel!" - afinal muitas vezes a única forma que nos permitem dar a conhecer é através de umas quantas folhas num curriculum vitae. 

No âmbito da formação, este ano estou a terminar uma especialização que me levou a deslocar-me ao Porto todas as semanas de Setembro a Julho (de loucos todos temos um pouco, pensam vocês!) e agora que está a terminar tenho finalmente tempo para este novo projecto. Ao mesmo tempo, se me acompanharem vão perceber que, workaholic ou não, existe quase na mesma proporção que o trabalho uma série de momentos de convívio e lazer que são pilares fundamentais proporcionados pelas pessoas que descobri nesta aventura e que fazem de mim uma "algarvia emprestada" muito feliz!


Encontrei um lugar extraordinário para viver no Algarve mas a sua componente sazonal revela uma grande lacuna social e cultural. Quando disse que era uma apaixonada pelo Porto prende-se com o facto de ser uma cidade onde vivi 5 anos e que verifiquei ter uma enorme dinâmica, com espaços novos para descobrir todos os dias - restaurantes, bares, mercados, concertos! Coleccionava a Time Out que lia avidamente! O mesmo não se passa no algarve em meses "off-season". A quantidade de pessoas da minha faixa etária que "migram" para esta região para trabalhar parece-me já bastante significativa, por outro lado noto que grande parte dos algarvios que vão estudar para os grandes centros já não regressam. Desde que me mudei para cá nunca fui capaz de aceitar essas lacunas já que vejo um enorme potencial a ser explorado e é essa (apenas) uma das coisas que pretendo começar a construir agora com este blogue.

Espero que gostem de me ler e que decidam construir este projecto comigo! Let's do this :)

LMD

Sem comentários:

Enviar um comentário